Como escolher o curso de graduação certo para mim?

Dicas de como escolher melhor o seu curso de graduação.

A escolha do curso certo é sempre um dilema. Aos 17, 18 anos saímos do ensino médio direto para a escolha da faculdade. Acabamos precisando nos esforçar para imaginar a profissão que nos encaixamos sem ter contato nenhum, ou quase nenhum, com a área de escolha, não é?! Mas nada de desespero, a gente vai te dar uma boa ajuda de como escolher – nem tão a cegas assim – a seu futuro curso de graduação!

1) Acompanhe séries com rotinas de profissionais
Para a escolha da profissão é importante enxergar os lados positivos e negativos, de acordo com sua visão pessoal, e ver se onde você se identifica. A primeira dica é usar as plataformas de Streaming, como Netflix e Amazon, para fazer o que todos adoramos: maratonar! As tramas abordadas em séries podem fazer seu coração bater mais forte e ser um primeiro norte para a sua escolha. Se não curte séries, os filmes também são uma boa pedida para clarear as ideias.

2) Use as redes sociais ao seu favor
A pesquisa é mais fácil através de perfis nas redes sociais de estudantes. Além de
acompanharmos alguém em tempo real, é possível ter uma visão mais realista da rotina de estudo sem a romantização que as séries propõem. Os chamados “studygram”- perfis de estudo no Instagram – são ideais para entender como os conteúdos são cobrados e conhecer as principais matérias da faculdade. Nos canais do Youtube é possível encontrar vídeos sobre diversas profissões, além de feedbacks sobre a faculdade e “vlogs” – vídeos em que mostram o dia a dia do criador de conteúdo. Por fim, ainda temos os influencers e perfis de empresas nas redes sociais que mostram a rotina e os desafios da profissão, é só saber escolher.

Fizemos um compilado de séries, filmes, canais no Youtube e até perfis para dar o start na sua maratona e te ajudar na sua escolha:

• Grey’s anatomy – Medicina e Enfermagem
  • Suits – Direito
  • How to get away with your murder – Direito
  • The office – Administração
  • Mind Hunter – Psicologia
  • Seleção artificial – Biomedicina
  • Black Mirror – áreas tecnológicas
  • Mr. Robot – áreas tecnológicas
  • Inside Job – Contabilidade
  • O poder além da vida – Fisioterapia
  • Elefante branco – Engenharia
  • Pegando Fogo – Gastronomia

Instagrams
@NaobraEngenharia – engenharia
@domaarquitetura – Arquitetura

Canais no Youtube
Larissa Mocellin – Farmácia
Monalisa Nunes – Medicina

Agora que você já tem uma lista de filmes, séries e redes sociais relacionadas a diversos cursos, é só preparar a pipoca e o caderninho de anotações. Após se decidir, escolha uma boa faculdade e faça valer a pena sua graduação. Quer receber mais conteúdos que te ajudam na decisão do seu curso, cadastre-se e receba por e-mail conteúdos em primeira mão.

Cadastre-se e receba
mais conteúdos