Métodos de estudo para quem não sabe por onde começar

Aprender um novo assunto nem sempre é tão natural quanto a simples leitura de um livro. Isso porque o aprendizado depende da assimilação de conteúdo e da aplicação prática correta. Mas não se desespere! Se você está perdido nos estudos, com falta de concentração e não sabe mais como estudar de forma efetiva, existem métodos que vão te ajudar a encontrar a melhor forma de “grudar” o conteúdo na sua mente.

Método Robinson (EPL2R)

Este método é apontado como uma técnica de estudos que contempla todos os pilares do processo de aprendizagem: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. O estudante inicia com uma leitura superficial do conteúdo, lendo títulos e subtítulos (explorar), dessa leitura surgem indagações sobre o assunto (perguntar), com as perguntas formuladas, o estudante agora faz uma leitura aprofundada com foco em responder suas dúvidas (ler). Com as perguntas respondidas agora é hora de fazer uma leitura simples (rememorar). A última etapa é dar uma aula para si mesmo ou para os colegas sobre o conteúdo (repassar).

Método Cornell

Criado em 1940, o Método Cornell é uma forma de organizar suas anotações. Dividindo a página em três seções, separe um espaço para citar ou parafrasear trechos da base teórica, outro para fazer um resumo e, por fim, um espaço para suas dúvidas ou perguntas.

Essa organização permite um aprendizado “ativo” durante as anotações, fazendo você pensar e repensar sobre o que você viu. Além disso, permite uma revisão para as provas muito mais simples.

Aprenda a organizar suas anotações com o método Cornell (Foto: Revista Quero). Acesse clicando aqui

Mapa Mental

Os mapas mentais estão muito difundidos e se baseiam na quebra visual de um conteúdo. É feito através de um diagrama com um tópico principal e seus subtópicos destacados através de setas, balões e outras formas. É ideal para visualizar conexões entre assuntos e memorizar tópicos importantes ou detalhes.

Exemplo de mapa mental. Acesse clicando aqui

E aí, o que achou? Você usa alguns dos métodos? Todos eles melhoram a assimilação dos conteúdos e contribui para potencializar os estudos.

Quer receber mais conteúdos, cadastre-se e receba por e-mail, em primeira mão.

Cadastre-se e receba
mais conteúdos