5 filmes para você terminar de se apaixonar pelo Direito

A área jurídica tem um impacto imenso na vida das pessoas e, como toda atividade impactante, rende excelentes histórias. Confere esses 5 filmes para uma imersão completa nessa paixão pelo curso de Direito:

Tempo de Matar (A Time to Kill, 1996)
Dirigido por Joel Schumacher, este filme tem elenco brilhante, formado por Matthew
McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson e Kevin Spacey, e conta a história de um advogado branco defendendo um homem negro que atacou os estupradores de sua filha. Trata-se de um filme sobre direito penal que mostra o quanto as leis refletem e instigam nossa convivência.

A Juíza (RBG: Hero. Icon. Dissenter, 2019)
Você vai ouvir muitas vezes na profissão que uma pessoa sozinha não consegue mudar o sistema judiciário. Quando te disserem isso, é hora de reassistir ao documentário de Betsy West e Julie Cohen sobre Ruth Bader Ginsburg. A juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos revolucionou os direitos das mulheres norte-americanas, recusando-se a aderir ao conformismo e conseguindo avanços inimagináveis nos direitos sociais daquele país.

12 homens e uma sentença (12 Angry Man, 1957)
Avô da lista, este filme é um clássico incontestável. E não é por acaso. Dirigido por Sidney Lumet, traz a história de um grupo de jurados que precisam decidir a sentença de um adolescente acusado de assassinar o pai dele. O filme é uma aula sobre como a execução da justiça está intimamente relacionada à história individual daqueles que a fazem.

Ao Abismo – Um Conto de Morte, um Conto de Vida (Into the abyss, 2011)
Tem alguns assuntos que todo mundo vai te perguntar quando você disser que estuda Direito. A sua opinião sobre a Pena de Morte certamente será um deles. Mais um documentário na nossa lista, este trabalho do diretor Warner Herzog é uma ferramenta importante para te ajudar a chegar a uma resposta. Ele acompanha o caso de um homicídio triplo no Texas (EUA) e a execução penal nele.

A Condenação (Conviction, 2010)
A verdade é que o sistema judiciário é muito complexo, envolve diversas instituições e, às vezes, não consegue acertar com todos. Hilary Swank vive uma garçonete que tem o irmão injustamente acusado de assassinato. Ela dedica anos de sua vida para se formar em Direito e fazer a defesa dele. O filme de Tony Goldwyn é uma excelente amostra do lado falho da lei, mas também de todos os recursos que permitem que a justiça seja garantida para todos.

Cadastre-se e receba
mais conteúdos

Mais
artigos