Mercado de tecnologia: 5 profissões em alta em 2022

Não é surpresa para ninguém que o mercado de tecnologia só se expande. Em 2021, vimos no Brasil a importância massiva de profissionais que lidam com mídias e sistemas do mercado online e, com isso, a abertura ainda maior de vagas na área.

Para quem deseja entrar no ramo da tecnologia ou migrar para uma nova carreira, algumas profissões podem ser o norte para uma escolha profissional com retorno financeiro alto, possibilidade de crescimento e atuação com muitas vagas nacionais e internacionais.

Por onde começar?

Inicialmente, é importante o autoconhecimento para interpretar o que você gosta ou gostaria de fazer. Você tem interesse por lógica, fica horas no computador e quer aprender o que é necessário para criar aplicativos, jogos ou páginas de site? Ou é detalhista e gosta de compreender o comportamento dos usuários frente a tela? Conhecer mais sobre algumas especificidades das profissões da tecnologia vai te ajudar nesse processo. Se ainda está em dúvidas sobre o curso de graduação certo pra você, este artigo ajudará.

  1. Desenvolvedor Front-End

No desenvolvimento de páginas web existem duas vertentes básicas: Front-End e Back-
end. O Desenvolvedor Front-End o criador da parte vista por quem acessa, trabalha no desenvolvimento de páginas Web na parte que remete a experiência do usuário, design e diagramação.

Além de conhecer as linguagens de programação, esse profissional precisa compreender a parte visual da página. É essencial para que o usuário atinja seu objetivo na plataforma, e exige conhecimentos em linguagens como HTML e CSS. Um curso que capacita para essa profissão é o de Sistemas para Internet

  1. Desenvolvedor Back-End

O responsável pela parte que fica por trás dos códigos é o desenvolvedor Back-End. Este profissional atua no nível do servidor, realizando a criação, configuração e implantação de sistemas. No seu dia a dia, checa licenças para funcionamento da página, confere as leis cibernéticas e faz a ponte de dados do navegador com o banco de dados. Diferentes linguagens estão atreladas ao desenvolvimento Back-End como JavaScript, PHP e Phyton.

  1. Engenheiro de Software

Projeta e guia o desenvolvimento de sistemas aplicativos e programas. Pode atuar na função de desenvolvedor de softwares e aplicativos, bem como na área de gestão do processo de software.

  1. Designer de Interface do Usuário

Esse profissional do design fica responsável por conduzir a interação de um usuário com a página Web. Pensa e organiza a página visualmente com foco na experiência do usuário. Diferente do desenvolvedor Front-End, pois não se trata da aplicação por meio de códigos, mas sim trabalha buscando a usabilidade e eficiência de uma página no que remete ao visual. Ou seja, ele tornará o visual agradável e fará com que o usuário atinja seus objetivos com a menor quantidade de cliques e interações possíveis.

  1. Analista de Segurança da Informação

É o profissional que protege dados comerciais das empresas, buscando vulnerabilidades nos sistemas e criando proteções contra possíveis ataques. Funcionam como Hackers da própria instituição, que ao encontrar possíveis espaços para ataques inviabilizam a invasão de outros. Entre as atividades está a avaliação de risco de invasão, o planejamento de métodos de proteção, a instalação e atualização de softwares, a análise de medidas de segurança, entre outros.

Gostou de alguma?

Essas são cinco carreiras possíveis, mas são apenas algumas das que você pode se especializar. Os cursos tecnólogos em Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a graduação em Sistemas de Informação capacitam você para diversas carreiras na área da tecnologia. Entre elas:

  • Desenvolvedor Android / IOS;
  • Analista de Sistemas Web – Full Stack;
  • Desenvolvedor Front-end;
  • Desenvolvedor Back-end;
  • Consultor de Sistemas Web;
  • Programador e Desenvolvedor de Sistemas;
  • Administrador de Redes de Computadores;
  • Administrador de Banco de Dados;
  • Consultor de Tecnologia da Informação;
  • Analista de Segurança da Informação.

Inicie sua carreira com a Unichristus em 2022!

Nossos cursos na área de tecnologia vão preparar você para os desafios do mercado com a excelência Unichristus. Conheça nossos cursos!